MOVIMENTO VIVA CACHAÇA

O movimento Viva Cachaça foi fundado em 2017 pelo sommelier de cachaça, mestre alambiqueiro, pesquisador e cachaceiro, Bruno Videira, em conjunto com cachaceiras e cachaceiros.

Temos orgulho de mostrar ao mundo a bebida que amamos! Conheça o nosso manifesto e a equipe de cachaceiras e cachaceiros.

Reconhecemos – e aceitamos – o desafio de mostrar ao mundo a riqueza da bebida que amamos, através do conhecimento, do nosso imaginário e da própria cachaça, em toda sua variedade.

Acreditamos na cachaça viva. Não só por sua origem – orgânica, dinâmica e mutável – mas por sua força que resiste, como cultura e tradição presentes, movendo-se sempre, seguindo a roda da história.

Vivemos a conexão complexa entre o ser humano e a bebida, o mistério que coloca no mesmo patamar seus iniciados, o degustador de paladar apurado e o homem comum, que sente o sabor em um trago no final do dia: Tecemos juntos nossa experiência.

Conhecemos o passado. Vivemos o presente. Olhamos para o futuro. Junto de nós, a cachaça viva transmuta-se, adquirindo novos significados e conquistando novos cenários.

MANIFESTO

Brindamos ao conhecimento, em todas as suas vertentes: Da ciência – que cria e faz compreender o processo, desde canavial até o alambique – à intuição, que permeia a receita e a escolha do barril.

Valorizamos a diversidade, não só de aromas e sabores, mas de pessoas:

A multiplicidade de culturas que constroem um país continental encontram, na cachaça, um ponto de convergência.

Celebramos a cachaça por inteiro, do corte da cana à moagem, da fermentação ao alambique, do barril à garrafa, e desta, à nossa mesa. Afirmamos nossa identidade, reconhecendo na cachaça nosso patrimônio enquanto povo. Ao afirmar o valor da bebida, promovemos o protagonismo de quem a bebe: Nós.

Promovemos e promoveremos sempre nosso modo de vida, mostrando o que somos: Cachaceiras e cachaceiros. Gente que tem orgulho de ser o que é, e de beber o que bebe. VIVA CACHAÇA, VIVA

CONSUMO CONSCIENTE
 

Em todas as ações do Viva Cachaça buscamos informar a forma correta de apreciar cachaça e o consumo consciente de álcool. 

Levamos em consideração padrões internacioais como National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) e nacionais alinhados com o movimento Doses Certas lançando em 2020 pelo Núcleo pela Responsabilidade no Comércio e Consumo de Bebidas Alcoólicas no Brasil.

CACHACEIRAS E CACHACEIROS

Amburana

Cãochaceira

Atua no receptivo do Cachaça Lab. Acredita que com alegria e entusiasmo, todos podem ter uma experiência inesquecível com a cachaça.

Pedro Malavolta

 

Cachaceiro jornalista

Versado nas letras, acredita que uma boa comunicação pode quebrar preconceitos e colocar a cachaça onde ela merece: em pé de igualdade com os melhores destilados do mundo.

Ana Marta

Cachaceira Química

Alquimista e produtora da cachaça Mineiriana que é nada mais, nada menos do que a 5a melhor do Brasil - Ranking 2020. É a responsável técnica do Viva Cachaça.

Gabriel Oliveira

Cachaceiro fotógrafo

Historiador, autor de samba enredo e fotógrafo de celebridades. Para ele o click perfeito é de um brinde com cachaça.

Laura Mascaro

Cachaceira doutora em letras

Apresenta cachaça para o público cult e faz a conexão Brasil-França. Quer coquetéis de cachaça em lançamentos de livros e já conseguiu este feito nas livrarias mais descoladas de São Paulo.

Marcelo Pinthener

Cachaceiro sociólogo

Mistura poesia com cachaça e acaba discutindo futebol. Apoia nas pesquisas sociológicas envolvendo a cachaça, criando abordagens únicas para ampliar o repertório cachaceiro. 

Vivi Cantarelli (Vivas)

Cachaceira cantora

Acredita que este Movimento só vai bombar quando tiver o seu nome: VivaS Cachaça. Até lá, ela abre portas para a cachaça em eventos culturais.

Marina Castilho

Cachaceira publicitária

Publicitária de formação (e negação). Acredita estar cada vez mais perto do sonho de todo publicitário: ser um ex publicitário. Uma das designer parceira que arrasa na criação de produtos cachaceiros.

Renata Bugliani

cachaceira e relações públicas

RP e digital infuencer quer ensinar ao algorítimo do instagram que caipirinha é com cachaça. Através das estratégias digitais.

Bruno Videira

Cachaceiro Fundador

O advogado trouxe da família o seu gosto pela cachaça. Mestre alambiqueiro formou-se em análise sensorial, boas práticas de produção, master blender e sommelier de cachaça. Tem uma extensa "biblioteca" etílica em sua casa que virou sede do Cachaça Lab. 

Anna Gabriela

Cachaceira marketeira

É publicitária e gestora de marketing. Apaixonada por comunicar sobre o universo da bebida nacional, também quer ressignificar a presença da mulher no mercado da cachaça. 

Aline Souza

Cachaceira advogada

"Se há Lei que define o que é cachaça, então nós temos que conhecê-la bem". A advogada acredita que o contato com as cachaças de alta qualidade pode aumentar a nossa conexão cultural e elevar a sua importância no mercado nacional e internacional.